Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio "Episcopalis Collaboratio" | Pela qual se Determina a Criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

 IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

CARTA APOSTÓLICA
Sob forma de
MOTU PROPRIO
"Episcopalis Collaboratio"
PELA QUAL SE DETERMINA A CRIAÇÃO DA
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Em especial aos Bispos do Brasile aos que todos que dessa
lerem, saudações e bênçãos apostólicas
______________________________

A Colaboração Episcopal (Episcopalis Collaboratio) é essencial para a unidade dos Bispos e para a missão da Igreja, de modo especial no Território do Brasil. No espírito de colegialidade dentre os prelados, é fundamental que os Bispos em seu labor apostólico articulem esforços conjuntos nas áreas pastorais e litúrgicas da Igreja, assegurando que a missão de evangelização se realize de maneira eficaz e conforme as regularidades das normas eclesiásticas.

Portanto, no exercício de nossa autoridade apostólica, como Sucessor do Príncipe dos Apóstolos ESTABELEÇEMOS a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que estará sediada na Arquidiocese de São Paulo. A Conferência terá por finalidade promover a comunhão e a cooperação entre os bispos, possibilitando-lhes agir de forma coordenada na missão de evangelização, e no serviço pastoral ao povo de Deus e ao Clero do Brasil. A Conferência servirá como um fórum privilegiado para o diálogo e o discernimento, onde os prelados poderão compartilhar experiências, refletir sobre os desafios pastorais de cada circunscrição e definir diretrizes comuns para a ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

Este organismo será um instrumento vital para fortalecer a fé e a unidade do povo de Deus, incentivando a colaboração entre as dioceses e a implementação de iniciativas pastorais que respondam às necessidades contemporâneas da sociedade brasileira. Esta Conferência também terá o papel de representar a Igreja no Brasil junto à Santa Sé Apostólica, promovendo a comunhão universal da Igreja e com o Vigário de Cristo.

Também, por nossa diuturna providência ORDENAMOS que o Prefeito da Congregação para os Bispos estabeleça uma mesa provisória, com o objetivo de elaborar um Estatuto e Regimento interno, dentro das normas e prerrogativas estabelecidas pela Sé Apostólica. Após a aprovação do estatuto deverão ocorrer as votações para a chefia desta Conferencia. 

Por fim, suplicamos as Bênçãos de Deus e a intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida Rainha e Padroeira do Brasil, afim de que esta Conferencia atenda as necessidades do Clero do Brasil, e promova a unidade entre os Bispos.

Dado e Passado em Roma, junto a São Pedro ao vigésimo segundo dia do mês de novembro de dois mil e vinte quatro, segundo de nosso pontificado.

+Ioannes paulus, pp. vi
Pontifex maximuS

Eu o subscrevi,
Gabriel Monteiro
Prefeito da Congregação
 para os Bispos